Casa Branca luta para manter programa que coleta dados de ligações telefônicas.

março 31 15:28 2015

333333333331112x428

A Casa Branca na segunda-feira pediu ao Congresso para votar a favor da extensão do programa de coleta de metadados por telefone usado pela Agência de Segurança Nacional (NSA). A autorização termina em junho.

O programa, denunciado pelo ex-consultor da NSA Edward Snowden, coleta chamadas telefônicas contínuas nos Estados Unidos (duração, número chamado, duração, mas não grava voz), enquanto a Constituição exige um mandato para qualquer investigação na área.

“Se o programa expirar, vamos deixar de prosseguir a coleta de metadados por telefone”, disse Ned Price, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, uma “ferramenta crucial para a segurança” do país, disse ele.

Quarenta e cinco dias após os atentados de 11 de Setembro de 2001, o presidente dos EUA, George W. Bush assinou uma lei anti-terrorismo complexa da qual os americanos só descobriram as consequências em 2013 depois de revelações de Edward Snowden sobre o extenso dispositivo de monitoramento.

A lei seria editada nos anos seguintes, e hoje quase todos os itens foram feitas permanentes, com a notável exceção do famoso “Artigo 215″, tão valioso para a Agência de Segurança Nacional (NSA) e que expira em junho.

http://sociedademilitar.com.br/wp

Share Button

Comentários no Facebook